Blog Eficiência em Ação

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Enxergando além do ver!

A seguir a história de Camila Hanna Moraes, advogada de 25 anos com deficiência visual. 
O fato de não poder ver não lhe traz problema. O problema está falta de acessibilidade. Ainda assim, atua na área com competência e compromisso. 



Camila Hanna fez estágio no Tribunal de Contas do Estado (TCE -PI), por tanto, tem vasta experiência em Direito Civil e Administração Pública. Atualmente é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-PI.

Um pouco da vida de Camila...

Ela nasceu prematura, e em decorrência disso teve complicações na retina - a Retinopatia da Prematuridade. Quando tinha 4 meses de vida, sua Mãe percebeu que a filha tinha algum problema de visão. Camila não atendia aos estímulos visuais, mas sim aos estímulos sonoros. Foi então que ela passou por especiacialistas, que por meio de exames foi constatado que nada poderia ser feito, era congênito.

Ao tempo que Camila crescia, a mãe se perguntava como ia fazer.

Mãe


"Minha mãe teve que aprender a criar e educar uma filha cega, e aqui estou", disse a advogada. 

A família, como um todo, foi fundamental nesse processo.

   
Tia Mila






"Para que eu aprendesse falar, minha tia teve a ideia de colocar minha mão na boca dela para que eu acompanhasse o movimento dos lábios. Para aprender andar, ela amarrava uma fralda na cintura dela é na minha mão, e dizia pra eu escutar sua voz", afirmou.






Avó





PAI 
Com 1 ano, Camila já falava e caminhava.

A infância de Camila foi como a de qualquer criança, mas claro, sua preferência era por brinquedos sonoros. Como ela mesmo disse: "Fui uma criança feliz!" Recebeu apoio da Associação dos Cegos de Teresina desde que entrou que entrou na idade escolar  até seu ensino médio e também para a prova da OAB.

Hoje, a advogada faz uso de uma bengala para orientá-la sobre os obstáculos e sobre ter noção de espaço. Foi na Associação dos Cegos que ela fez o curso para aprender tudo isso.

No último dia 26, foi sancionada aqui no Piauí a Lei 7.254, que assegura  a pessoa com deficiência, sobre tudo a visual, o direito de circular e permanecer em locais públicos ou privados de uso coletivo utilizando o Cão Guia.

Porém, aqui no Piauí, especificamente em Teresina, é desconhecido pessoas com deficiência visual fazendo uso do Cão Guia. "Aqui em Teresina eu não conheço ninguém que utilize o Cão Guia", afirmou Camila Hanna.

Para ter direito a um Cão Guia, o interessado deve entrar numa fila de espera, que é grande e pede acessibilidade como requisito para progredir na fila. O que não é o caso de Teresina, infelizmente! Além do mais, o custo para manter um cão guia é alto, inviabilizando sua aquisição.

-------------------------------------------------------------------------
ASSOCIAÇÃO DOS CEGOS DO PIAUÍ - ACEP
Rua: Beneditinos, 537
Bairro: São Pedro
Telefone: (86) 3218-2556



Um comentário:

  1. Top 10 Best T-Shirt Designs - Titanium Hair Clipper
    T-Shirt Designs. titanium mens wedding bands Top 10 Best T-Shirt joico titanium Designs · #8: Top mens titanium wedding rings 10 Best T-Shirt Designs titanium dog teeth · #7: Best T-Shirt Designs · #6: Best T-Shirt ceramic vs titanium curling iron Designs · #5: Best T-Shirt Designs · #4: Top 10

    ResponderExcluir

Uso de Máscara

Como este Blog preza pela eficiência da pessoa com deficiência, devo fazer alguns esclarecimentos sobre a importância da máscara, na preven...

Quem disse que conviver com alguma deficiência o torna incapaz? Engano!